Vá para fora cá dentro! Nunca este slogan fez tanto sentido… Em tempos de pandemia todos os nossos hábitos se alteraram em termos como nunca antes vistos.

Com fronteiras fechadas e muitas restrições constantes de circulação, os aviões em terra, cabe-nos optar por outras soluções, como sejam circular de carro, bicicleta, moto, autocaravanas, meios estes que acabam por nos dar mais segurança, no que ao distanciamento poderá dizer respeito.

Portugal é o DESTINO! O nosso país tem muito do que procuramos numa escapada ou férias. Paisagens distintas, excelente gastronomia desde a mais tradicional à mais peculiar, uma cultura ímpar com costumes bem demarcados por cada uma das suas regiões. Praias paradisíacas não faltam, dignas dos melhores postais. Tem uma Natureza exuberante, com uma fauna e flora multicolorida, e cheia de irregularidades. Património distinguido internacionalmente. Artesanato, música, cultura, desportos, atividades ao ar livre,

Queremos deixar também uma sugestão: N2, a nossa maior estrada nacional com 738,5km, que inicia em Chaves e termina em Faro, passando por muitas das mais belas vilas e aldeias de Portugal, paisagens de cortar a respiração, uma experiência sem igual! Parta à descoberta da cultura e paisagem autênticas. Existe inclusive um passaporte que ficará para sempre como uma recordação para si, que poderá obter num Posto de Turismo, e carimbar em cada ponto identificado comum carimbo alusivo, bem giro 😊.

Sugerimos que comece a sua viagem junto ao marco que assinala o quilómetro 0 na rotunda perto do Jardim público de Chaves. Esta é uma zona de montanhas rica em águas termais, como as de Chaves que já eram apreciadas pelos romanos, ou as de Vidago e de Pedras Salgadas onde reina um charme que nos faz viajar no tempo até à Belle Epoque.  A estrada prossegue passando por Vila Real, Santa Marta de Penaguião e atravessa o Alto Douro Vinhateiro, uma paisagem inigualável classificada património mundial pela UNESCO. Para saber mais sobre este território visite o Museu do Douro em Peso da Régua, que exalta a tradição vinícola desta que é a mais antiga região vinícola demarcada do mundo. 

A estrada atravessa o Rio Douro e passa por Lamego, cidade histórica onde é obrigatório visitar a  e o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios que todos os anos em setembro é palco de uma das importantes romarias do país. Mais a sul, no coração de outra região vinícola demarcada – o Dão -, Viseu possui tesouros artísticos imperdíveis como o Museu Grão Vasco e a Catedral

A Nacional 2 continua pela zona mais central do país, passando por localidades como Tondela, Penacova, Lousã e Sertã, onde se encontram muitas praias fluviais, verdadeiros oásis de frescura nos dias quentes de verão. Mas o local onde se situa efetivamente o centro geodésico do país está assinalado com um marco – o Picoto da Melriça no concelho de Vila de Rei, um carimbo imperdível no seu passaporte. Em Abrantes, a última localidade a norte do rio Tejo, suba ao castelo para admirar um panorama vastíssimo que abrange grande parte do rio e se estende pela Beira Baixa, Alentejo e Ribatejo.

A sul do Tejo, o Alentejo é uma região de planícies a perder de vista e tradições marcadas, algumas das quais foram elevadas à categoria de património da humanidade como o Cante alentejano ou a manufatura de chocalhos. Em Mora, visite o Fluviário que dá a conhecer a diversidade da fauna e flora dos nossos rios, e em Coruche, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, pode ficar a saber tudo sobre estas árvores tão marcantes na paisagem alentejana, que são tema de uma rota no Algarve em São Brás de Alportel

Depois de atravessar onze distritos e 35 concelhos, a Estrada Nacional 2 chega ao fim em Faro, com vista para o mar. A capital do Algarve, junto à Ria Formosa é uma cidade que seduz pela sua riqueza histórica e o epílogo perfeito para esta estrada que atravessa tantas histórias. Venha descobri-las ao seu ritmo.