Roteiro 3 dias
A ilha da Madeira é uma das mais belas e exóticas regiões de Portugal, situada no Oceano Atlântico. É famosa pela sua natureza exuberante, pelas suas paisagens montanhosas, pelas suas levadas (canais de irrigação), pelas suas flores e frutas tropicais, pelo seu vinho e pelo seu bordado. A ilha da Madeira é também um destino popular para os amantes de caminhadas, golfe, mergulho e observação de baleias e golfinhos.
A nossa primeira viagem 2024 MADEIRA
Hugo Santos
Marilene Costa
1º dia
Depois de chegar à Madeira (08h00) começamos com um passeio ao ar livre pelo centro do Funchal e porque não de tuk tuk uma nova experiencia.
A Zona Velha da cidade é um ótimo lugar para visitar já no primeiro dia de viagem, especialmente, pela manhã. Aqui, a zona é bastante movimentada, e podemos aproveitar para visitar o Jardim Municipal e o Teatro Municipal Baltazar Dias. Encontramos uma das adegas mais antigas do famoso Vinho da Madeira. As adegas foram inauguradas entre os séculos XVII e XVIII. Adegas de São Francisco
Palácio de São Lourenço, visitamos nada menos do que a antiga residência dos capitães donatários (ou governadores) do Funchal. Atualmente, é a Residência Oficial do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira. Por isso mesmo é considerado Monumento Nacional. A entrada é gratuita.
Sé Catedral do Funchal, para quem gosta de visitar templos religiosos antigos, está aqui uma ótima dica. A construção da catedral data do século XVI.
Praça do Municipio, também conhecida como Largo do Colégio, é nesta praça que ficam o Colégio dos Jesuítas e a Igreja do Colégio. O primeiro é um dos edifícios mais significativos do local, e o segundo é considerado por muitos como o templo mais bonito do Funchal.
Mercado dos lavradores, É um espaço bastante turístico, e que, ao mesmo tempo, é ideal para comprar flores, frutas típicas da ilha e peixe fresco com destaque para o atum e o peixe espada.
Para um almoço delicioso fomos ao Restaurante Santo António, no Estreito de Câmara de Lobos. Após deliciar-se com as especialidades da casa, a dica é passear pela Câmara de Lobos, uma vila de piscatória bem pitoresca, localizada bem às portas do Funchal.
Teleférico Funchal Monte, através de um passeio no teleférico irá fazer uma pequena travessia entre o centro do Funchal e a freguesia do Monte. A cabine do teleférico proporciona uma vista de 360º, que é incrível, e de onde pode ver o Jardim Tropical Monte Palace e a Igreja de Nossa Senhora do Monte, sem esquecer a descida nas típicas cestas.
Por fim regressamos ao Hotel para um merecido descanso.
2º dia
Depois de descansar bem, ainda pela manhã, a dica é visitar o Miradouro do Cabo Girão, um dos locais mais bonitos da ilha da Madeira.
O local é bastante conhecido por se situar no cabo mais alto da Europa. Além disso, tem uma plataforma suspensa de vidro, que propicia aos visitantes uma vista deslumbrante da falésia.
Fomos até Ribeira Brava, e de lá, até São Vicente. Passamos pelo túnel da Encumeada, que faz a ligação das costas norte e sul da ilha. Mas no decorrer do trajeto tivemos de parar na famosa Taberna da Poncha em Serra de Água onde provamos a Poncha e a melhor Nikita de toda a ilha.
Para quem gosta de lugares pitorescos, esses passeios são incríveis. Em São Vicente, por exemplo, pode conhecer desde as Vinhas da Quinta do Barbusano até o Centro de Vulcanismo. Ou pode, simplesmente, passear pelas ruas do locais, que são muito bonitas.
Logo em seguida, a recomendação é ir para Seixal e Porto Moniz. Aqui poderá mergulhar em piscinas naturais formadas por lava vulcânica onde fizemos o nosso Pic Nic e claro o nosso mergulho da praxe.
Restaurante SOLMAR, em Seixal, onde uma das especialidades são filetes de peixe-espada, para quem preferir almoçar num agradável restaurante.
Após o nosso mergulho rejuvenescedor a dica é ir direto ao Paúl da Serra, o maior planalto da ilha.
Aqui, terá trilhos e caminhadas com uma bela paisagem natural, onde há canais antigos que levavam água entre os extremos da Madeira. Na zona de Rabaçal, por exemplo, existem as Levadas do Risco e das 25 Fontes (distância de ida e volta de 9 km) e do Alecrim e Lagoa do Vento (6,8 km de ida e volta, mais 2 km da Lagoa do Vento), desta vez não fizemos nenhuma caminhada, fica aqui um pretexto para regressarmos brevemente.
A paragem seguinte foi em Achadas da Cruz onde encontramos um teleférico no mínimo peculiar e mais não dizemos vamos deixar que pesquisem e que fiquem curiosos.
Depois seguimos até Ponta do Pargo, com o seu típico Farol.
Continuamos a nossa viagem em direção à Calheta, parando pelo caminho na Ponta do Pesqueiro, Paúl do Mar e Jardim do Mar com vistas magnificas. contemplamos ainda a Cascata Véu da Noiva e a Cascata dos Anjos, simplesmente magnifico.
A caminho do hotel no Funchal paramos em Câmara de Lobos para restabelecer energias com uma poncha e seguimos para o hotel para um mergulho na piscina interior e descansar um pouco antes do jantar. O jantar foi no restaurante Frango da Guia, excelente e com um staff fantásticos e muito simpáticos. (chegamos às 22h para jantar)
3º dia
Pequeno almoço no hotel como sempre e fizemos o check out pelas 10h00 e de seguida rumo a Santana, Aqui poderá visitar o Núcleo de Casas Típicas de Santana.
Fomos também e pela primeira vez visitar o Miradouro do Guindaste
Continuamos até Porto da Cruz para visitar os Engenhos do Norte, fabrica e adega de envelhecimento de Rum feito a partir da cana de açúcar que foi introduzida na Ilha da Madeira em 1425 pelo Infante D. Henrique, importada da Sicília.
Seguimos para Ponta de São Lourenço com vistas magnificas e trilhos para quem quiser caminhar.
paramos em Machico com a sua praia de areia. (importada de Marrocos, mais concretamente do deserto Saara)
Por fim jantamos no Caniçal no Restaurante Aquarium
Desta vez não fomos a lugares como Pico de Areeiro, Curral das Freiras, Talho do Caniço, Porto Santo e muitos outros lugares imperdíveis. Não é necessário nenhum pretexto para regressar mas caso fosse aqui estão alguns locais a visitar na próxima viagem à Madeira.
Deixamos aqui alguns links com atividades que achamos interessantes;
Tour de Catamarã Observação de Golfinhos e Baleias
Do Funchal: Caminhada do Pico do Arieiro ao Pico Ruivo ao nascer do sol
Excursão de 4×4 Porto Moniz e Floresta da Unesco
Do Funchal: excursão de dia inteiro ao vinho Madeira com almoço
#viajarémimar